Araraquara, no interior paulista, entra em lockdown

É a segunda vez este ano que a cidade adota medidas de restrição

 

A cidade de Araraquara, no interior paulista, entrou em lockdown ao meio dia desse domingo. É a segunda vez este ano que a cidade adota medidas de restrição de circulação. 

A decisão foi anunciada na última quinta-feira, depois de a cidade registrar pelo terceiro dia seguido mais de 20% de testes positivos nas amostras colhidas de pessoas com sintomas e assintomáticas.

Um decreto da prefeitura estabelece que o limite de 20% não pode ser ultrapassado por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados no intervalo de uma semana. Quando isso acontece a cidade volta a entrar em regime de Lockdown.

Mas um novo decreto publicado no sábado flexibilizou um pouco as medidas de isolamento. Desta vez, postos de combustível vão poder abrir normalmente e supermercados, mercados e lojas de conveniência vão atender apenas por delivery até a próxima ter ça-feira e podem retomar o atendimento presencial a partir de quarta -feira.

O lockdown vai permanecer em vigor até a meia noite do próximo domingo , dia 27.

Diferente da maioria das cidades, Araraquara adota como critério o número de casos novos de coronavírus e não o índice de ocupação de leitos de terapia intensiva. A medida passou a ser adotada depois de um lockdown de 10 dias em fevereiro após os hospitais da cidade entrarem em colapso.

Segundo o último boletim divulgado pela secretaria de saúde do município, nesse sábado , uma mulher de 56 anos morreu na cidade em função da covid 19. E outros 157 casos positivos de Coronavírus foram confirmados, o equivalente a 19,5% das amostras analisadas. A cidade tem 88% dos leitos de UTI ocupados. Dos 100 pacientes em estado grave, 50 vem de municípios vizinhos.

Edição: Líria Jade

Por Eliane Gonçalves – São Paulo

Fonte: Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Error