Bom Jesus do Norte tem o pior índice de isolamento social no ES, aponta levantamento

O governo do Estado divulgou nesta quarta-feira (6) os dados de isolamento social em todo o Espírito Santo  referentes a terça-feira (5). O município de Bom Jesus do Norte, no extremo sul capixaba, é o que apresenta a pior taxa de adesão ao isolamento com apenas 39,6% da população cumprindo a orientação como forma de prevenir a disseminação do novo coronavírus.

A cidade, que possui 10.116 habitantes, registrou 11 casos da doença, sendo quatro curados até esta quarta. Outras cidades do Sul do ES com baixa adesão ao isolamento social são Cachoeiro de Itapemirim com 41,2%, Guaçuí com 46,8% e Marataízes com 47,1% sendo que esta confirmou 36 casos e uma morte por Covid-19.

Na lista estadual, Colatina, no norte do Estado, é a segunda cidade com menos adesão com 40,6%. Na Grande Vitória a média de isolamento ficou em 44,8% e em todo o Estado em 47% até esta terça-feira.

Em pronunciamento na noite de hoje, o governador Renato Casagrande criticou o comportamento do capixaba e apelou para a importância do isolamento como forma de prevenir a propagação do vírus que já atingiu 3.714 capixaba e matou 146 pessoas. “Peço a você que dê a sua contribuição. Vejo pessoas que defendem o fechamento do comércio, mas não abre mão da sua praia, do seu lazer. Então se você não pode dar a sua contribuição, nós não poderemos reabrir o comércio e perderemos mais vidas. Essa é a realidade. Precisamos da contribuição de todos”, ressaltou Casagrande.

O chefe do Executivo disse, ainda, que tem orientado os gestores municipais para que reforcem a medida em suas cidades.

Os dados que apontam o comportamento do capixaba diante do isolamento é uma parceria entre o Governo do Espírito Santo e as operadoras de telefonia móvel, que vem monitorando diariamente o índice de isolamento social em todo Estado.

A ferramenta, que foi disponibilizada gratuitamente para o Governo do Estado, monitora o deslocamento dos usuários de celulares – os dados são aglutinados e anonimizados para não desrespeitar a privacidade do cada cidadão. A porcentagem obtida é o numero de pessoas que permaneceram em casa durante o dia. Os dados do dia são disponibilizados no dia seguinte.

A tabela será atualizada todos os dias da semana. Toda segunda-feira, serão disponibilizados os dados do fim de semana, onde os números apontam um crescimento no isolamento. A atualização das informações será feita de acordo com a atualização no site de monitoramento.

Fonte: Aqui Notícias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: