Conheça os vencedores do prêmio de café de Divino São Lourenço

O município de Divino São Lourenço, no Caparaó Capixaba, conheceu neste último final de semana os vencedores do seu Concurso de Qualidade de Café, realizado durante a 1ª Feira de Negócios e 1º Mostra de Café. O vencedor foi Paulo César Barbosa. Em segundo lugar, ficou Antônio Figueira Mendes de Souza e em terceiro, Sebastião Aufran Proveti Gonçalves.

Vice-presidente da Frentes Parlamentares da Agropecuária (FPA) e do Café, o Deputado Federal Evair de Melo ressalta a importância do prêmio para a consolidação da cultura cafeeira no Espírito Santo. “É fundamental que os produtores de café sejam incentivados a continuarem produzindo e elevando a qualidade de seus grãos. Os concursos estimulam nossa cafeicultura e conecta os cafeicultores aos mercados nacional e internacional”.

Atuação

Degustador e um dos pioneiros no trabalho pela melhoria da qualidade do café, Evair tem dois projetos de lei para a cafeicultura: o PL 1712/15, tramita na Câmara dos Deputados e, sendo aprovado, impede a importação de cafés de países que não seguem as normas sanitárias e trabalhistas exigidas no Brasil. Já o PLC 41/2019, originado do PL 1713/15, institui a Política Nacional de Incentivo ao Café de Qualidade e foi aprovado no Senado Federal e retorna para a Câmara para análise de emendas.

Evair é um dos líderes na batalha por preços mais justos aos produtores nacionais, atuando junto à Frente em debates e em articulações com o Ministério da Agricultura. Enviou, em abril, um pedido à Ministra Tereza Cristina, para que haja a revisão urgente dos preços mínimos do café definidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A saca de conilon ficou tabelada em R$ 210,13 e a de arábica em R$ 362,53, ambas no período de abril de 2019 a março de 2020.

Fonte: Aqui Notícias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: