Consumir frutas cítricas fortalece o organismo e ajuda na prevenção de doenças cardíacas, diz estudo

Mexerica é considerada uma das melhores opções para o sistema imune. A fruta é rica em substâncias responsáveis por diversos benefícios à saúde

Conhecida como mexerica na região sudeste, a fruta é referência quando o assunto é turbinar a imunidade, segundo a nutricionista Jéssica Santos. No entanto, seus benefícios para o corpo vão muito além disso. “Além de rica em Vitamina C, a tangerina é fonte de fibras e apresenta um alto teor de potássio. Portanto, é recomendado consumir a fruta com regularidade, já que ela proporciona inúmeros benefícios e auxilia na prevenção de doenças”, comenta a nutricionista.

Abaixo, a nutricionista elenca as principais vantagens de inserir a fruta na alimentação do dia a dia.

Prevenção de doenças cardíacas:

Estudos comprovam que consumir frutas cítricas, como a tangerina, promovem a diminuição significativa do risco de contração de hipertensão e doenças cardiovasculares como aterosclerose e AVC. Essa função está associada à ação antioxidante promovida por elas, que retardam e previnem a ação dos radicais livres no corpo.

Redução do colesterol: Segundo uma pesquisa divulgada no Journal of Agricultural and Food Chemistry, a tangerina possui um composto denominado flavonoide, podendo ser responsável por reduzir o colesterol com mais eficácia que determinados medicamentos. Por isso, para quem sofre desse mal, a nutricionista sugere o consumo diário da fruta.

Melhora na digestão: “Quando se pensa em frutas ricas em fibras, a laranja é uma das primeiras a vir em mente. Poucos sabem, mas a tangerina apresenta três vezes mais fibras. Ela estimula a absorção de água e acelera a digestão, eliminando os resíduos e, consequentemente, aliviando a constipação”, explica Jéssica.

Fortalecimento do sistema imunológico: “Por ser rica em vitamina C, a fruta promove o fortalecimento da imunidade, garantindo maior resistência a diversos problemas de saúde como gripes e resfriados”, comenta.

Diminui o envelhecimento precoce: O envelhecimento precoce é causado por um processo degenerativo que ocorre antes que idade biológica chegue. Porém, devido ao alto teor de vitamina C, fibras e propriedades antioxidantes encontrados no fruto, auxilia no combate dos radicais livres, principais agentes envolvidos no processo de envelhecimento.

Redução de inflamações: “A Vitamina C e as substâncias antioxidantes presentes na tangerina atuam no combate a inflamações no corpo, impedindo a formação de radicais livres que possibilitam reações desnecessárias de oxidação no corpo e causam desconfortos”, declara também a nutricionista.

Aumento da saciedade: Para quem busca uma alimentação mais balanceada, a mexerica é a pedida certa. “Por ser rica em fibras, ela atrasa o esvaziamento gástrico, fator que diminui a fome. Além disso, as pessoas mastigam por mais tempo e aumentam a salivação, o que também aumenta a sensação de saciedade”, finaliza.

Redação Folha Vitória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: