Estado do Rio confirma presença da variante Delta do novo coronavírus

O estado do Rio de Janeiro conta com mais de 70 casos da variante Delta do coronavírus. Além da capital, a  nova cepa já teve circulação confirmada na Região Metropolitana e Baixada fluminense, nos municípios de  Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Maricá, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Seropédica e São João de Meriti. Só na cidade do Rio, são mais de 20 notificações.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde explicou que a descoberta desses casos  foi possível com os resultados do projeto Corona-Ômica-RJ. O método faz o sequenciamento do vírus da covid, identificando assim as modificações. O projeto conta com apoio de instituições como a Fiocruz e o Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O epidemiologista e diretor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, Alberto Chebabo,  diz que, independentemente da cepa ou da linhagem do vírus, é preciso que as medidas de prevenção sejam respeitadas.

A  doutoranda do Centro do Estudos em Gestão de Saúde da Universidade, Chrystina Barros, ressalta que os municípios devem continuar avançando na vacinação. E que só assim a imunização coletiva será alcançada.

A variante Delta já foi detectada em mais de cem países, segundo dados divulgados pela OMS, Organização Mundial da Saúde. A variante é considerada mais transmissível. No entanto, ainda não é possível afirmar se ela provoca casos mais graves ou se é mais letal.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Por Solimar Luz – Repórter da Rádio Nacional – Rio de Janeiro

Fonte: Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Error