Fiocruz desenvolve novo kit de diagnóstico rápido para covid-19

O gasto de operação para realizar o exame também é menor.

 

Um kit de diagnóstico para detecção do novo coronavírus, simples, rápido e barato foi desenvolvido por pesquisadores da Fiocruz, Universidade Federal e Instituto Federal de Santa Catarina, em parceria com a empresa SPK Solutions.

A inovação já teve a patente depositada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

A técnica utilizada é chamada de RT-LAMP. Em testes de validação, com mais de mil amostras, o novo exame teve precisão equivalente ao RT-PCR, considerado como padrão-ouro para o diagnóstico da Covid-19.

Um dos diferenciais é que o novo teste, segundo os pesquisadores, integra todas as etapas do diagnóstico molecular do vírus.

O custo estimado do kit é de R$ 30, menos de um terço do valor de um RT-PCR. O pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz, e coordenador do projeto, André Pitaluga, afirma que esse valor pode ser ainda mais barato.

Ainda segundo o pesquisador, o gasto de operação para realizar o exame também é menor.

A metodologia pode ser aplicada para amostras da garganta, coletadas com um tipo especial de cotonete, conhecido como swab, introduzido no nariz dos pacientes, e também para amostras de saliva, o que simplifica a coleta.

Agora os pesquisadores estão buscando parceiros para a produção e o fornecimento do kit de diagnóstico.

As próximas etapas do projeto devem contemplar também a fabricação industrial e a submissão à Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Edição: Jéssica Gonçalves e Luiz Claudio Ferreira

Por Fabiana Sampaio, da Rádio Nacional – Rio de Janeiro

Fonte: Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Error