Guaçuí realiza Ação Cidadã e Casamento Comunitário neste sábado (30)

Neste sábado (30), a Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Renda, vai realizar a Ação Cidadã. A iniciativa vai acontecer a partir das 9 horas da manhã, no Parque de Exposições, próximo ao Centro de Convivência da Terceira Idade, onde deve acontecer o Casamento Comunitário.

De acordo com a Semasdh, na Ação Cidadã haverá estandes onde serão oferecidos serviços das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, além da emissão de documentos. Nesta ação, aberta a toda população, as pessoas terão a chance de dar entrada para tirar documentos, como Carteira de Identidade e CPF, além de foto 3×4, o que é essencial para ter sua cidadania e dignidade reconhecida. Além disso, os documentos civis são requisitos obrigatórios para acessar benefícios assistenciais, previdenciários, políticas públicas universais de educação, saúde, bem como a todos os direitos sociais.

Além das políticas públicas de Assistência Social, nas tendas do Cras e Creas, assim como a participação da Terceira Idade e das oficinas de artesanato de projetos que valorizam a convivência familiar e comunitária, por meio de recreação, em parceria com o Programa Criança Feliz e Projovem, também haverá a presença de diversos setores da administração pública e sociedade civil que irão contribuir com serviços.

Serão montadas tendas da Secretaria Municipal de Saúde, com exames, orientações e marcação de consultas, e da educação que participará com oficinas pedagógicas e jogos educativos. Já as crianças poderão se divertir com gincanas, pintura de rosto, oficinas esportivas, contação de histórias e outras iniciativas, e ainda terão à disposição uma área de lazer com brinquedos montados especialmente para elas.

E às 19 horas, no mesmo local, acontecerá o ponto alto da Ação Cidadã que será o Casamento Comunitário, quando 50 casais vão oficializar sua união. Estes casais foram selecionados entre os usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que possuem cadastro no CadÚnico. Eles terão direito à documentação civil de cartório, pequena comemoração, com bolo e refrigerante aos convidados. A festa será encerrada com o show de Edmar Moreira.

A secretária de Assistência Social, Josilda Amorim de Lima, destaca que essa será a realização de um sonho de muitas pessoas que é oficializar a união por meio do casamento civil. “Essa é uma maiores demandas que são solicitadas em nossa Secretaria e é muito gratificante podermos realizar esse sonho para essas pessoas”, afirma.

Fonte: Aqui Notícias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: