Inpe emite alerta vermelho para 19 municípios do sul do ES para esta quinta-feira. Confira a lista!

Nessas regiões o tempo seguirá instável com condição para chuvas de moderada a forte intensidade durante o dia.

Dezenove municípios do sul do Espírito Santo poderão ser atingidos por fortes chuvas nesta quinta-feira (13). A informação é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que emitiu um alerta vermelho para a região e também para municípios de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O aviso especial é válido a partir da 0 hora desta quinta-feira e segue até às 23h59 do mesmo dia. Pelo aviso, as condições de tempo são muito favoráveis para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 24 horas.

Segundo o Inpe, nessas regiões o tempo seguirá instável com condição para chuvas de moderada a forte intensidade durante o dia. Ao final do período, haverá condição para acumulados elevados em alguns municípios.

O aviso é válido para os seguintes municípios capixabas:

– Alegre

– Apiacá

– Atilio Vivacqua

– Bom Jesus do Norte

– Cachoeiro de Itapemirim

– Divino de São Lourenço

– Dores do Rio Preto

– Guaçuí

– Ibitirama

– Irupi

– Itapemirim

– Iúna

– Jerônimo Monteiro

– Marataízes

– Mimoso do Sul

– Muniz Freire

– Muqui

– Presidente Kennedy

– São José do Calçado

Alagamentos e deslizamentos

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), no sul do Espírito Santo e também em municípios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo há possibilidade moderada de enxurradas e alagamentos urbanos em áreas densamente povoadas e com deficiência de drenagem e canalização aberta, devido à possibilidade de pancadas de chuva localmente forte.

Nessas mesmas regiões, segundo o Cemaden, também existe possibilidade moderada de deslizamentos de terra. Por isso deve haver atenção principalmente para as áreas consideradas de risco, localizadas próximo a encostas, devido aos acumulados de chuva das últimas 72 horas, somados à previsão de chuva.

Redação Folha Vitória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *