Machucados na boca cicatrizam mais rápido do que em outras partes do corpo; entenda!

Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia fez um estudo para entender esse fenômeno

Você já reparou que quando machuca sua boca comendo algo pontiagudo, por exemplo, a cicatrização é mais rápida? Bem diferente de qualquer outra parte do corpo. Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia fez um estudo para entender esse fenômeno.

A saliva que tem uma combinação de substâncias que atuam como antibactericidas e ainda diminuem o tempo de cicatrização, impedindo que marcas sejam criadas. “Nossa saliva é constituída por água, ar, enxofre, potássio, sódio, muco, entre outras coisas, e o muco desempenha um papel importante e estimula os glóbulos brancos do sangue a construir defesas contra invasores”, explica Márcia Gabriella Barros Mule, especialista em radiologia odontológica e saúde pública.

Gabriella lembra ainda que a saliva ao atuar como antiácido, mantém o pH neutro e reduz a acumulação de placa bacteriana. “De fato, uma ferida produzida na boca pode-se curar cinco vezes mais rápido do que uma ferida em outros lugares. Há estudos que dizem que uma ferida no braço, por exemplo, cicatriza 1 milímetro por dia, enquanto na boca são 3 milímetros no mesmo período.”

Redação Folha Vitória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: