Mulher faz exames para colocar aparelho ortodôntico e descobre tumor na boca

Cisto era benigno, mas a secretária foi submetida a duas cirurgias e acabou perdendo dois dentes

Apenas 20% dos cânceres de boca são diagnosticados em fase inicial.

Há quanto tempo você não vai ao dentista? Muita gente não tem esse hábito e o que era pra ser uma simples consulta, pode causar muito transtorno. É que alguns problemas bucais não apresentam sintomas e com o tempo, acabam se agravando. Um exemplo é o câncer de boca, e quando não tratado no início pode evoluir gravemente.

Foi durante a preparação para colocar aparelho nos dentes que a secretária Santinha Odete dos Santos descobriu algo errado: os exames apontaram um cisto na mandíbula. “Na hora eu fiquei preocupada, ele estava grandinho e poderia crescer mais e, inclusive, trincar a mandíbula”, disse Santinha.

Felizmente, o cisto era benigno. Mesmo assim, precisou ser removido às pressas. Dona Santinha foi submetida a duas cirurgias, uma para retirada do cisto, quando acabou perdendo dois dentes, e outra para a reconstrução da mandíbula. O transtorno poderia ter sido menor se ela não tivesse ficado três anos ser ir ao dentista. Este, é um hábito de muitos brasileiros.

O grande problema é que deixar as consultas de lado, são fatores de risco para problemas graves. “O ideal é sempre fazer um check-up odontológico com radiografia e nisso conseguimos detectar problemas que normalmente o paciente não sente, como canais, dentes a mais e cistos”, disse a ortodentista Catarina Riva.

Alguns problemas podem ser resolvidos no consultório mesmo. Outros são mais difíceis de tratar, como o câncer de boca. Doença que atinge principalmente os homens. O Instituto Nacional do Câncer estimou 14.700 novos casos de câncer de boca no Brasil, em 2018. Apenas 20% dos casos são diagnosticados em fase inicial.

* Com informações da repórter Fernanda Batista, da TV Vitória ES/ Record TV

Redação Folha Vitória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *