Sinusite pode ser causada por problemas bucais

O seio maxilar é uma cavidade pneumática que se encontra em íntimo contato com partes dos dentes superiores posteriores, de acordo com a dentista Catarina Riva.

Dor na face, cabeça e fadiga. A sinusite é um problema chato e na maioria das vezes causa um transtorno e desconforto muito grande quando aparece. A doença é resultante de um processo de inflamação ou infecção da mucosa do seio maxilar, e em 10% dos casos, segundo artigo publicado na Revista Brasileira de Odontologia, pode ser causada por problemas bucais, como cáries, cistos e periodontite.

O seio maxilar é uma cavidade pneumática que se encontra em íntimo contato com partes dos dentes superiores posteriores, de acordo com a dentista Catarina Riva. “Uma afecção odontogênica (uma lesão periapical ou periodontal, um cisto ou tumor ou até fraturas da maxila) que mantenha contato com o seio maxilar, frequentemente estimula uma repercussão colateral da mucosa sinusal e esta mucosa muitas vezes responderá com dor, rinorréria, cefaleia, obstrução nasal, coleção purulenta e febre, ou seja, sinais característicos da sinusite”, explica a ortodontista.

E foi com esses sintomas de sinusite que a secretária do lar Fabiana Alves Moreira, 40, teve que lidar até descobrir que o que estava causando a sinusite era um problema bucal, um dente infeccionado.

“Há cerca de cinco anos tive um problema com o dente. Consultei um profissional, mas não tive sucesso no tratamento desse dente. Mais tarde comecei a sentir muitas dores na parte direita da face e percebi que a dor no dente também aumentava e me falavam que era sinusite”, disse Fabiana. Ela ainda comenta que sempre que os sintomas apareciam, o lado direito do rosto, que é onde está o dente infeccionado, ficava mais inchado.

Foi quando a profissional do lar decidiu procurar novamente um dentista. Foi com uma tomografia que Fabiana viu que a sinusite estava relacionada com o dente infeccionado e terá que passar por uma cirurgia de retirada do dente. A especialista Catarina Riva explica que com o procedimento Fabiana poderá dar adeus à sinusite, mas alerta que a melhor maneira de evitar esse tipo de situação é através da higienização e consultas rotineiras ao dentista.

Redação Folha Vitória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *